quarta-feira, 15 de junho de 2011

Notebooks com sistema do Google chegam hoje aos EUA

Chrome OS é depende totalmente da internet para funcionar

Os primeiros notebooks equipados com o Chrome OS, sistema operacional criado pelo Google, chegam hoje às lojas dos Estados Unidos. O maior diferencial do sistema em relação aos concorrentes é a total dependência da internet para funcionar.
Os primeiros modelos, criados pela Samsung e pela Acer, chegam às lojas com preços a partir de US$ 380 (cerca de R$ 600). Todos são equipados com conexões Wi-Fi e 3G.
Chromebook da Samsung: um dos primeiros com o novo sistema do Google
A interface do Chrome OS é idêntica a uma janela do navegador Chrome. A partir dela é possível navegar na web e acessar serviços que rodam na nuvem, como o Google Docs. Também é possível instalar aplicativos que rodam no próprio sistema, por meio da loja de aplicativos do Google.

Vantagens e desvantagens
Uma vantagem desse tipo de arquitetura é que o sistema está pronto para uso em poucos segundos. Além disso, o usuário não precisa se preocupar com constantes atualizações de software, já que o sistema é basicamente um meio de acessar a internet e poucos serviços são executados no próprio computador.
Por outro lado, o Chrome OS não permite guardar arquivos de nenhum tipo no HD. O conceito de arquivo de dados não existe no Chrome OS, já que todos os recursos do sistema rodam a partir da internet. Não há como armazenar fotos, músicas e documentos no HD do computador. Quem quiser guardar uma cópia local pode, no máximo, copiar os arquivos para um cartão SD.
Outra limitação é que, como não é possível instalar programas, o usuário fica limitado a usar a internet e alguns aplicativos mais simples e jogos disponíveis na loja do Google.
Com todas essas limitações, os notebooks com Chrome OS são mais interessantes apenas por quem consegue viver exclusivamente com serviços online ou como segunda ou terceira máquina de trabalho de usuários mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário