segunda-feira, 28 de julho de 2014

É possível carregar um Lumia com maçãs e Batatas?

 VOCÊ SABIA?


A equipe da Nokia do Reino Unido se uniram com Carphone Warehouse e o entusiasta da ciência e artista Caleb Charland para criar uma instalação única ao ar livre. confira o vídeo abaixo:

Como foi mostrado no vídeo, o objetivo da Nokia era poder carregar um Lumia da forma mais orgânica possível, para realizar esse tal feito, a equipe usou nada mais nada menos do que 800 maçãs e batatas, um bocado de arames e um carregador wireless. O teste que foi realizado em Lumia 930, em um local público, fazendo com que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer mais sobre o fantástico aparelho.

Achou legal poder carregar um Lumia utilizando apenas batatas e maçãs? Deixe sua resposta nos comentários :)

Fonte: Nokia UK


Ciência:  Corrente Elétrica em Batatas


A batata, esse 'tubérculo comestível', como o define o velho Aurélio, não se presta apenas como ingrediente para suculentos pratos da arte culinária; há toda uma gama de usos específicos. Dentro dessa gama há uma especificidade que poucos conhecem: a batata como fonte de energia química para a produção de energia elétrica. Sim, as batatas podem funcionar como pilhas e baterias.

A quantidade de energia em uma batata, possui uma variação de 1 a 1,4 volts, onde pode-se alimentar um calculadora aproximadamente 1 mês e meio.

A batata é condutora de corrente elétrica, é um condutor eletrolítico, onde para extrair sua energia,  enfia-se dois fios de cobre provenientes da fonte, numa batata cortada ao meio, 1, ocorrerá uma reação química cujo efeito é o de produzir substâncias diferentes nas pontas dos fios, conforme sua polaridade. Este efeito galvânico faz com que se forme um sal de cobre no pólo positivo, tornando esta região esverdeada. Por outro lado, no pólo negativo formam-se bolhas ou então nada ocorre, o que permite facilmente a identificação dos pólos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário