Isso só mostra a genialidade de George Lucas que pensou nisso em 1977 quando usou o R2D2 para transmitir o holograma do Obi Wan Kenobi.
A rede de TV americana CNN apresentou uma novidade tecnológica em 2008. Pelo menos, em transmissões jornalísticas. Uma repórter que estava em Chicago, cidade onde votou o candidato democrata Barack Obama, foi "materializada" no estúdio da tv, em Atlanta, por meio de uma imagem holográfica.
Hebe Camargo grava nesta terça-feira (1 de fevereiro de 2011) seu programa de estreia na Rede TV! com todo o gás. Não poderia mesmo ser diferente. A atração será transformada numa grande festa black tie para 500 convidados. Nem todos os amigos convocados para participar, no entanto, poderão estar no palco com a diva. Para isso, a solução foi das mais modernas. Paulo Coelho, por exemplo, que está na Europa, participará do programa por holograma. Ou seja: sua imagem aparecerá no palco interagindo com Hebe mesmo ele estando há milhares de quilômetros de distância. Chique no último!
Parece coisa de ficção científica, eu já via isso nos filmes do George Lucas mas não é. Essa tecnologia se aprimora e é utilizada a cada dia de forma mais diversificada. No Japão, por exemplo, existem “artistas digitais”, como é o caso de Hatsune Miku, uma cantora japonesa famosa que não existe, ou melhor, existe em forma de holograma e faz o maior sucesso
Holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi concebida teoricamente em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, vencedor do Prémio Nobel de Física em 1971, e somente executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser. É utilizada pela Física como uma sofisticada técnica para análise de materiais ou armazenamento de dados.
Comentários
Postar um comentário